Membros do Comitê

O Comitê de Conformidade Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos- CEPH conta com sete membros titulares:

  • Ary Oswaldo Mattos Filho

    Pós-doutor pela Harvard University (1984), Doutor em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo - USP (1973), mestre em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo - USP (1969), mestre em Direito - Harvard University (1969) e graduado em Direito pela Universidade de São Paulo - USP (1965). Professor fundador e primeiro Diretor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - DIREITO SP. Foi presidente da CVM - Comissão de Valores Mobiliários, membro do CMN - Conselho Monetário Nacional (1990-1992) e membro da Comissão de Privatização. Atualmente, é professor sênior da DIREITO SP, árbitro da CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem e da CAM - Câmara de Arbitragem do Mercado, associado da ABDT - Academia Brasileira de Direito Tributário e associado efetivo do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo.

  • Cesar Zucco Jr.

    Doutor em Ciência Política pela UCLA (2007), Mestre em Ciência Política pelo IUPERJ (2000) e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). É pesquisador e Professor Associado na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV-Rio (EBAPE) desde julho de 2013 atuando nas áreas de Política Comparada e Políticas Públicas. Antes de trabalhar na FGV, foi professor do quadro permanente (Tenure Track Assistant Professor) em Rutgers, The State University of New Jersey, e professor visitante e pesquisador de pós-doutorado nas universidades de Princeton e Yale, nos Estados Unidos, e no antigo IUPERJ (hoje IESP).

  • Daniel Barcelos Vargas

    Doutor e Mestre em Direito (LLM) pela Harvard Law School. Mestre e bacharel em Direito pela Universidade de Brasília. Foi subsecretário de ações estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, onde também já atuou como assessor, chefe de gabinete, subsecretário de desenvolvimento sustentável, secretário executivo e Ministro Chefe (interino). Pesquisador do Centro de Justiça e Sociedade (CJUS) da FGV DIREITO RIO.

  • Dora Selma Fix Ventura

    Docente do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia de 1968 a 2009, permanece como Professora Titular aposentada, atuando como Colaboradora Senior. Graduou-se em Psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1961), e fez mestrado e doutorado em Psicologia Experimental na Columbia University, New York, (M.A., 1964; Ph.D., 1968). Obteve o título de Livre-docente em 1988 e tornou-se Professora Titular em 1990. No Instituto de Psicologia da USP foi Vice-Diretora, e por duas vezes Chefe do Departamento de Psicologia Experimental. É atualmente Vice-Presidente da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (2013-2015) e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia (2013-2015). É Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, recebeu a Medalha CAPES 50 anos e a Medalha Neurociências Brasil. 

  • Eduardo Bittencourt Andrade

    PhD em Marketing pela University of Florida, Gainesville, USA (2000-2004); Mestrado em Marketing pela École des Hautes Études Commerciales – HEC, Montréal, Canada (1994-1996); Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil (1989-1993). Professor titular da EBAPE/FGV e Chefe do Centro de Formação Acadêmica e de Pesquisa (CFAP). Foi professor assistente entre 2004-2010 e professor associado (com Tenure) a partir de 2010 da Haas School of Business da Universidade da Califórnia em Berkeley. Editor associado do Journal of Consumer Research (2014-2017) e membro do corpo editorial do Journal of Marketing Research e do Journal of Consumer Psychology. Dentre suas premiações estão o Early Career Award 2011 oferecido pela Association for Consumer Research e o Outstanding Reviewer Award 2011 oferecido pelo Journal of Consumer Research. Sua principal área de pesquisa envolve o papel das emoções na tomada de decisão dos consumidores.

  • Eduardo Moacyr Krieger

    Professor Titular de Fisiologia e Professor Emérito da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, (FMRPUSP). Livre-Docente pela Universidade de São Paulo (USP) desde 1962. Doutor em Fisiologia Cardiovascular pela FMRPUSP. Foi Diretor da Unidade de Hipertensão do InCor (1985-2010) e Presidente da Academia Brasileira de Ciências (1993-2007). Atualmente, é Diretor Executivo da Comissão de Relações Internacionais - CRInt da FMUSP e Vice-Presidente da FAPESP. Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico pelo Presidente da República do Brasil em 1994 e com a 2006 TWAS Medal Lectures - Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento.

  • Joisa Campanher Dutra

    Doutora em Economia pela Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro (2001), foi diretora da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL –, entre 2005 e 2009. Professora visitante na Harvard Kennedy School of Government, em 2010, e professora na Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro. Possui experiência em Economia, trabalhando principalmente nas seguintes áreas: Economia da Regulação, Economia Energética, leilões, Economia Experimental, teoria organizacional e Contratos. É diretora do Centro de Regulação em Infraestrutura (FGV/CERI) desde 2010.

  • Kaizô Iwakami Beltrão

    Doutor em Estatística pelo Departamento de Estatística de Princeton University (1981); Mestre em Matemática Aplicada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (1977); graduado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1974). Consultor de organizações multilaterais (BID, Banco Mundial), públicas e privadas. Foi Assistente de Pesquisa e depois Pesquisador Assistente do IMPA e professor/pesquisador da ENCE/IBGE. Foi Superintendente da ENCE/IBGE por cerca de 10 anos e concomitantemente membro do Conselho Diretor do IBGE. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação na ENCE/IBGE. Foi membro suplente do Conselho Federal do Idoso do MJ e é atualmente membro do Conselho de Atuária da Previc (MPS) e do Conselho Consultivo da “Avalia Educacional”.

  • Vagner Laerte Ardeo

    Mestre em Economia Matemática pelo Instituto Matemática Pura e Aplicada (IMPA), graduado em Engenharia Aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É Pesquisador do IPEA e Professor da EBAPE/FGV desde 2016. Foi Vice-Diretor do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV) de 2004 a 2016. Atuou como Superintendente Executivo da Agência Nacional de Telecomunicação (ANATEL) e como Diretor de Planejamento Estratégico da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN. Foi Assessor-Chefe da Secretaria Municipal de Fazenda e Subsecretário Municipal de Fazenda (Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro –PCRJ). Em sua experiência profissional executou trabalhos de grande relevância, como renegociação da dívida externa do setor público brasileiro junto aos bancos comerciais (Plano Brady) em 1990-1992 e desenvolvimento da metodologia de aferição do índice de volume do PIB real trimestral, que passou então a ser adotado pelo IBGE como índice oficial do Brasil (1989).

  • André Portela Fernandes de Souza

    Professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, coordenador do Centro de Microeconomia Aplicada (C-Micro) e diretor do Centro FGV EESP CLEAR - Centro Regional para Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e África Lusófona da mesma instituição. Possui graduação em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1989), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Economia - Cornell University (2001). Foi professor professor doutor da Universidade de São Paulo, professor associado adjunto na Vanderbilt University e professor visitante em Cornell University. Foi editor da revista Estudos Econômicos e secretário-executivo da Sociedade Brasileira de Econometria. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Trabalho e Economia Social, atuando principalmente nos seguintes temas:mercado de trabalho, previdência social, desigualdade, pobreza, educação, trabalho infantil, e avaliação de políticas públicas.

  • Pedro Alberto Morettin

    Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Matemática pela Universidade de São Paulo (1963), mestrado em Statistics (MA) - University of California, Berkeley (1971) e doutorado em Statistics (Ph.D) - University of California, Berkeley (1972). Atualmente é Professor Ttitular do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: séries temporais, análise de ondaletas e aplicações em Atuária, Finanças, Ciências Físicas e Biomédicas.