Funcionamento

Todos os projetos de pesquisa que envolvam seres humanos, cujos procedimentos metodológicos envolvam a obtenção de (i) dados por meio de intervenção ou interação direta com o indivíduo; ou (ii) informações identificáveis sobre o indivíduo; ou (iii) que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana, devem ser submetidos à apreciação do CEPH. 

Todos os pesquisadores deverão preencher a “lista de verificação de aspectos éticos da pesquisa”. Esse checklist consiste em três perguntas objetivas com o intuito de identificar as principais questões éticas relacionadas ao projeto de pesquisa. Caso o pesquisador responda “NÃO” a todas as perguntas dessa lista, ele não precisará preencher o formulário detalhado para submissão do projeto de pesquisa ao CEPH, pois sua pesquisa não suscitou aspectos éticos relevantes.

Caso o pesquisador preencha “SIM” em quaisquer das perguntas contidas na lista de verificação, ele deverá preencher a versão detalhada do formulário de questões éticas e submeter à análise do CEPH através do e-mail: etica.pesquisa@fgv.br.

A lista de verificação e o formulário detalhado podem ser encontrados na aba “Documentos Importantes”.